Orientações de Defesa e Expedição de Diploma

ROL DE DOCUMENTOS E PASSO A PASSO

ROL DE DOCUMENTOS Nº1 – Entregar 60 dias antes da defesa:

 

 

ROL DE DOCUMENTOS Nº2 – Entregar 30 dias antes da defesa:

 

  • Cópia da dissertação
  • Cópia de artigo científico, acompanhado do comprovante de submissão, de aceite, ou de publicação em revista indexada com corpo editorial, (Qualis CAPES A ou B) na área de Psicologia envolvendo o trabalho desenvolvido pelo discente;
  • Carta de anuência do/a orientador/a acerca da submissão do artigo.

 

ROL DE DOCUMENTOS Nº3 – Entregar dentro de 30 dias após a aprovação:

 

Outras informações

  • A banca titular será composta, além do orientador e do coorientador (se houver), por um membro interno e por um membro externo ao programa. Será necessária a indicação de pelo menos 1 (um) suplente interno e 1 (um) suplente externo.
    • O orientador deverá consultar previamente a coordenação do programa sobre a existência de recursos para passagens e diárias para membro externo de outra cidade. Não havendo recursos financeiros disponíveis, este deverá participar por meio de webconferência.
    • É importante que o orientador e/ou o discente verifiquem previamente a disponibilidade de todos os membros escolhidos para a data e horário solicitados.
    • O aluno deverá entregar os exemplares da Dissertação para todos os membros da banca, inclusive suplentes. Verifique a preferência de cada professor por exemplares impressos ou digitais.
    • No dia da defesa o aluno ou orientador deverá comparecer à secretaria no mínimo 30 minutos antes para que o servidor auxilie na organização da sala de defesa.
    • A secretaria elabora uma pasta com documentos necessários à realização da defesa (ata de defesa, certificados para os membros da banca e lista de presença). A referida pasta será entregue ao orientador e deverá ser devolvida para a secretaria após a defesa. 
    • Qualquer alteração na composição da banca ou no título da dissertação deverá ser informada à secretaria.
    • Os membros da banca deverão preencher todas as vias de documentos incluídos na pasta. Caso haja mudança no título do trabalho, será necessário que a secretaria altere o texto da ATA de defesa antes da assinatura pelos membros da banca.
    • Em caso de reprovação, os membros da banca devem elaborar justificativa fundamentada por escrito.
    • Em caso de aprovação, o aluno fará eventuais ajustes solicitados pela banca examinadora, devendo entregar no prazo de 30 dias a versão final da dissertação e demais documentos necessários à expedição de diploma (rol de documentos nº 3).
    • A secretaria solicitará à PRPG a expedição do diploma somente quando o aluno entregar toda a documentação necessária.
    • O diploma deverá ser retirado pelo próprio estudante na Coordenadoria de Expedição e Registro de Diplomas do CGA – Reitoria (fone: 3521-1120).

 

Procedimentos para envio das teses e dissertações para publicação na BDTD

BDTD é Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. Na UFG foi criada em 2006 

 

A partir de 25 de julho de 2016 o Sistema de Bibliotecas passou a receber as teses e dissertações apenas em formato digital e por e-mail.

A seguir, um check-list para o aluno ou o programa de pós-graduação enviar o e-mail com a tese ou dissertação para, posteriormente, receber o Comprovante de Recebimento de Dissertação/Tese.


CHECK-LIST:


[    ] baixar o TECA, preencher, imprimir e posteriormente deve ser assinado pelo aluno e pelo orientador, para então, ser escaneado novamente e salvo em pdf. Obs.: assinaturas coladas a partir de imagens não serão aceitas. Baixe o TECA aqui

[   ] conferir se o título do trabalho que aparece na capa, TECA, folha de rosto e ficha catalográfica são idênticos ao título que aparece na ata de defesa (muita atenção para os casos em que a banca mudou o título do trabalho). Sempre prevalece o título aprovado pela banca.

[   ] checar com muita atenção a versão final da tese ou dissertação e gerar um PDF dessa versão contendo as primeiras páginas na seguinte ordem: 1º Capa, 2º TECA, 3º Folha de rosto, 4º Ficha catalográfica, 5º Ata de defesa.

[    ] conferir se o  arquivo da dissertação/tese está em formato PDF, sem a utilização de senha e com tamanho inferior a 75MB. 

[   ] baixar o Formulário de Metadados, preencher no word e salvar em word ou PDF (neste caso atente-se para salvar o PDF de forma que o texto continue selecionável e possível de copiar). Baixe o formulário aqui.

[   ] enviar um e-mail para tesesdissertacoes.bc@ufg.br utilizando o assunto: Dissertação_Nome do aluno_Sigla do programa ou Tese_Nome do aluno_Sigla do programa, contendo os 2 arquivos: 1º PDF da tese ou dissertação, conferido e organizado de acordo com as orientações anteriores; 2º Formulário de Metadados, preenchido de acordo com as orientações anteriores.

[   ] receber o Comprovante de Recebimento de Dissertação/Tese pelo retorno do e-mail enviado ao endereço: tesesdissertacoes.bc@ufg.br.

[   ] Se o procedimento for realizado pelo aluno, este deverá encaminhar o Comprovante de Recebimento de Dissertação/Tese para o seu programa de pós-graduação, onde será dado o encaminhamento para a emissão do diploma. 

 

Observações:

- O prazo para a biblioteca enviar o Comprovante de Recebimento da Dissertação/Tese é de 08 (oito) dias úteis a contar da data de envio do e-mail do aluno contendo os dois arquivos corretamente gerados. 

- As teses e dissertações em que o aluno não autoriza a publicação, devem, ainda assim, serem enviadas para a biblioteca, as quais serão embargadas e arquivadas em local não público. Nesses casos, lembrar de marcar em “não” na autorização de liberação do documento no TECA.

- Aviso aos programas de pós-graduação em que a secretaria é responsável por enviar as teses e dissertações: documentos referentes a defesas distintas devem ser enviados em e-mails separados.

- Os procedimentos para gerar a ficha catalográfica não foram alterados. Veja aqui como proceder

- Os procedimentos para a emissão da Declaração de Nada Consta não foram alterados e podem ser vistos AQUI.


Para sanar dúvidas entre em contato com a Gerência de Recursos Tecnológicos (GRT) pelo e-mail: grtsibi@gmail.com ou por telefone: (62) 3521-1183 / (62) 3521-1279.

 

Links importantes: 

  • Resolução Cepec nº 832 – Cria e regulamenta a BDTD na UFG - Resolucao Cepec 832.pdf (Resolução em processo de atualização)