FAQ - Perguntas Frequentes

Quais conteúdos e referências bibliográficas para a prova escrita de conhecimentos específicos?

A prova escrita de conhecimentos específicos versará sobre tema relacionado à Psicologia e sua análise levará em consideração a fundamentação teórico-metodológica que demonstre diálogo com essa área, capacidade de reflexão, análise e elaboração sobre a(s) questão(ões) da prova. Sendo assim, nosso edital não prevê referências bibliográficas ou relação de pontos a serem estudados. Nosso processo seletivo, e especificamente a prova escrita, tem como objetivo verificar a capacidade do/a candidato/a de diálogo com área da Psicologia, de reflexão, análise e elaboração das questões da prova.

Posso ter acesso às provas escritas de processos seletivos anteriores?

Não, as provas de processos seletivos anteriores não são disponibilizadas.

Quais são as linhas de pesquisa do mestrado e quais docentes orientam em cada uma delas?

O Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFG está organizado em duas linhas de pesquisa: Linha 1 - Processos Psicossociais e Educacionais, e Linha 2 - Bases históricas, teóricas e políticas da Psicologia. Informações sobre os docentes de cada linha e sobre os lattes de cada docente estão disponíveis nos links: Processos Psicossociais e Educacionais e Bases Históricas, Teóricas e Políticas da Psicologia

Eu trabalho, posso concorrer a uma vaga no mestrado?

Sim, não há restrições quanto ao candidato trabalhar ou não para a seleção. Porém, o mestrado acadêmico exige do aluno regular dedicação semanal de 20h para as atividades. Todo candidato deverá assinar um documento se comprometendo a dedicar 20h para as atividades do mestrado (disciplinas, leituras, orientações, eventos e escrita).

Eu não sou formado/a em Psicologia, posso concorrer a uma vaga do mestrado?

Sim. Nosso edital não faz restrições quanto à formação superior do/a candidato/a.

Tenho que fazer estágio docência por ser um programa de mestrado acadêmico?

O estágio de docência é obrigatório para todos/as os/as alunos/as regulares matriculados/as no nosso programa. Recomenda-se cursar a disciplina obrigatória Psicologia e Docência Universitária no primeiro semestre do mestrado e fazer o Estágio de Docência no segundo semestre. O Estágio de Docência é uma atividade de estágio em disciplina ministrada (uma de 64 horas-aula ou duas de 32 horas-aula) pelo/a orientador/a ou por docente de áreas relacionadas com suas linhas de pesquisa. O/A estudante deve realizar o estágio acompanhando, elaborando atividades, ministrando algumas aulas da disciplina em que realiza o estágio. O/A docente responsável pela disciplina deve entregar, ao final do Estágio de Docência, lista de presença e um relatório descrevendo sucintamente as atividades desenvolvidas pelo estudante. Espera-se que, durante o Estágio de Docência, o acadêmico tome contato com o cotidiano da prática pedagógica no ensino superior, se apropriando de conhecimentos e habilidades necessários para a organização e o desenvolvimento do trabalho pedagógico associado ao ensino de Psicologia.

O que é a modalidade aluno especial?

O aluno especial é uma possibilidade de fazer parte do mestrado cursando uma disciplina mesmo não tendo participado do processo seletivo. Todo semestre são abertas inscrições para alunos especiais em algumas disciplinas ofertadas pelo programa. Os créditos cursados, caso o aluno especial seja aprovado na disciplina, são aproveitados para quando for aprovado no processo seletivo e se tornar um aluno regular. É uma boa opção para quem quer conhecer mais sobre as pesquisas desenvolvidas no mestrado, bem como verificar se é esse mesmo o caminho que pretende seguir. Mais informações no link: Aluno Especial

Defendi minha dissertação, o que preciso fazer agora?

Após a defesa, é necessário encaminhar uma série de documentos para que seu diploma seja expedido. No link a seguir, você encontrará todas as informações necessárias: https://ppgp.fe.ufg.br/n/116517-orientacoes-de-defesa-e-expedicao-de-diploma

Como posso me matricular como aluno especial?

O período para inscrições para concorrer às vagas para alunos especiais é sempre disponibilizada no início de cada semestre junto com o calendário de matrículas. O candidato deverá preencher e entregar o formulário próprio na secretaria do Programa e aguardar a publicação dos alunos selecionados no site do Programa. Os formulários para solicitação de inscrição como aluno especial têm duas modalidades: candidatos COM vínculo com outro programa de pós-graduação (link), e candidatos SEM vínculo com outro programa (link). Junto ao formulário, o candidato deve anexar os seguintes documentos:

• Declaração de matrícula da instituição de origem do aluno (quando for o caso)
  • Cópia do RG
  • Cópia do Currículo Lattes.

As formas de realizar a inscrição são: por e-mail.

Eu tenho mais dúvidas, com quem posso falar?

Você pode entrar em contato com a secretaria do mestrado através dos canais abaixo e também pode pedir apoio aos atuais alunos (a lista dos/as alunos/as regulares está aqui):

Secretaria:

Telefone da Secretaria: (62)3209-6215

Atendimento ao público: Samuel (matutino) e Andrea (vespertino)

Horário de atendimento ao público: Segunda a Sexta: 8h às 19h (Exceto no período de férias em que o atendimento será realizado apenas no período vespertino) - Durante a pandemia o atendimento está sendo feito remotamente via e-mail.

E-mail do PPGP: ppgpufg@gmail.com

ATENÇÃO: Durante a pandemia os atendimentos do PPGP estão sendo feitos por telefone e por Whatsapp no seguinte número: 62 3209-6215, e por email: ppgp.ufg@gmail.com.