Weby shortcut
logo ppgp
UFG - Universidade Federal de Goiás

Apresentação

Atualizado em 26/11/14 16:06.

Apresentação do Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Desde a criação do Curso de Graduação em Psicologia em 2005, já se vislumbrava a criação de um Programa de Pós-Graduação em Psicologia na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG). A partir da conclusão da primeira turma de graduação em Psicologia em 2010, começaram a ser elaborados planos que resultaram, em 2014, na recomendação pela CAPES de criação do primeiro Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Psicologia em uma universidade pública no estado de Goiás.

A criação deste programa é, portanto, fruto do amadurecimento do próprio curso de graduação em Psicologia (licenciatura e bacharelado) da UFG que, em 2013, possuía quatro turmas com o curso integralizado. Apesar da Psicologia ser um curso novo na UFG, ela conta com um corpo docente e um espaço físico que pode contribuir enormemente para o ensino e a pesquisa em Psicologia na região Centro-Oeste. A Psicologia na UFG conta com laboratórios, salas de estudos, núcleos de pesquisas, um Centro de Psicologia em que são desenvolvidas atividades de ensino, pesquisa e extensão nas mais distintas áreas da Psicologia e, também, um Centro de Estudos, Pesquisa e Extensão do Adolescente (CEPEA).

Este novo programa de pós-graduação busca contribuir com a formação continuada de profissionais graduados em Psicologia e áreas afins, elevar a qualidade da docência e o desenvolvimento de um conhecimento crítico e socialmente referenciado na área de Psicologia. Isto é especialmente importante para o estado de Goiás que, a partir de dados levantados em 2012, abre todo ano mais de 2.300 vagas para a formação de psicólogas e psicólogos.

Este novo Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação, com a tradição e a qualidade que a caracterizam e a distinguem, direcionará sua atenção às necessidades complexas e contraditórias da sociedade brasileira, posicionando-se criticamente face às ingerências mercadológicas. Terá como uma de suas metas principais o estudo, a pesquisa, a produção de conhecimento relacionado com as camadas da população que pouco vêm usufruindo do saber psicológico e científico, isto é, setores populares e excluídos em nossa sociedade.

Listar Todas Voltar