Estrutura do Mestrado

Atualizado em 27/07/17 12:05.

Estrutura do Mestrado

O curso de mestrado em Psicologia deve ser concluído em até 24 meses. A conclusão do curso está condicionada pelos seguintes elementos (ver tabela I):

• Estrutura curricular obrigatória composta por 46 créditos.
  • Orientação de Dissertação – atividades sistemáticas de planejamento, desenvolvimento e avaliação das pesquisas e da redação da dissertação do estudante em conjunto com o seu orientador.
  • Banca de Qualificação – até no máximo seis meses antes da conclusão do curso, o estudante deve submeter um texto referente à sua pesquisa (que não pode ser o projeto) para avaliação.
  • Defesa e aprovação de trabalho final em uma banca de defesa da dissertação de mestrado.

A estrutura curricular obrigatória é composta por 46 créditos com carga horária distribuída entre as seguintes atividades (sugestão de fluxo, ver tabela II):

• Disciplinas Obrigatórias – duas disciplinas fundamentais para a efetivação dos objetivos do Programa, assim como para a construção do perfil esperado dos egressos. As disciplinas tratam de assuntos comuns para as linhas de pesquisa que constituem o Programa e consolidam a Área de Concentração. Os assuntos tratados pelas disciplinas obrigatórias são: “Pesquisa e Métodos em Psicologia” e “Psicologia e Docência Universitária”.
  • Disciplina obrigatória de linha – cada uma das duas linhas de pesquisa possui uma disciplina que a sintetiza e singulariza a trajetória do estudante. O aluno matriculado na linha “Processos psicossociais e educacionais” deverá cursar a disciplina “Processos Psicossociais e Educacionais” e o matriculado na linha “Bases históricas, teóricas e políticas da psicologia” deverá cursar a disciplina “Epistemologia e Psicologia”.
  • Disciplinas Eletivas – disciplinas eletivas que estão articuladas com a área de concentração e que abordam temas, categorias, conceitos e questões ligadas às linhas de pesquisa e atividades de pesquisa do corpo docente do programa.
  • Seminários Avançados: Grupo de Pesquisa – Discussões, leituras dirigidas, produção de manuscritos e execução de projetos coletivos de pesquisa e extensão que constituem as linhas de pesquisa do programa.
  • Atividades complementares – o estudante pode receber até 08 créditos complementares, caso desenvolver uma das seguintes atividades (ver Tabela III): publicação de artigo completo em periódico qualificado como A ou B na área de Psicologia; publicação de livro com comissão editorial; publicação de capítulo de livro com comissão editorial; publicação de trabalho completo em anais de evento da área; publicação de resumo em anais de evento na área; participação em evento organizado pelo PPGP.
  • Defesa e Aprovação do Trabalho Final – atividades sem cargas horárias equivalentes associadas à produção, defesa e aprovação do trabalho final necessário à conclusão do curso.
  • Estágio de Docência – atividade de estágio em disciplina ministrada (uma de 64 horas-aula ou duas de 32 horas-aula) pelo orientador ou por docente de áreas relacionadas com suas linhas de pesquisa. O estudante deve realizar o estágio acompanhando, elaborando atividades, ministrando algumas aulas da disciplina em que realiza o estágio. O docente responsável pela disciplina deve entregar, ao final do Estágio de Docência, lista de presença e um relatório descrevendo sucintamente as atividades desenvolvidas pelo estudante. Espera-se que, durante o Estágio de Docência, o acadêmico tome contato com o cotidiano da prática pedagógica no ensino superior, se apropriando de conhecimentos e habilidades necessários para a organização e o desenvolvimento do trabalho pedagógico associado ao ensino de Psicologia.

Tabela I: Estrutura curricular do curso de mestrado

Tabela III: Atividades complementares

Atividade

Créditos