Objetivos e Perfil

Objetivos do curso e perfil do profissional a ser formado

Objetivo Geral

• Formar pesquisadores com competências e habilidades para a produção e a análise crítica do conhecimento socialmente relevante na área de Psicologia e para a docência de alto nível.

• Fomentar e desenvolver produção científica de excelência.
  • Contribuir para a melhoria da qualidade da docência na área de Psicologia na região Centro-Oeste.
  • Aprofundar e atualizar o conhecimento na área de Psicologia, especialmente no estudo das bases epistemológicas e históricas da Psicologia, assim como no estudo de processos psicossociais e educacionais.
  • Contribuir para a articulação e consolidação de grupos de pesquisa em Psicologia, nos níveis local e regional.
  • Contribuir socialmente e cientificamente com o desenvolvimento da Região Centro-Oeste.
  • Apresentar uma visão crítica referente à área da Psicologia e suas subáreas.
  • Desenvolver projetos de Pesquisa e Extensão de qualidade e relevância social.
  • Promover a construção de redes locais, regionais e nacionais de intercâmbio científico contribuindo para a produção de um conhecimento crítico e de excelência.

Perfil do profissional a ser formado

• Sólida formação teórico-metodológica em Psicologia.
  • Contribuir cientificamente e socialmente com o desenvolvimento da região Centro-Oeste.
  • Visão crítica da área de Psicologia e suas interfaces com outras ciências.
  • Capacidade de planejar e executar atividades de docência na área da Psicologia.
  • Desenvolvimento e construção de atividades, parcerias e propostas de intercâmbio científico em redes e grupos de pesquisa.
  • Capacidade técnica de elaborar, desenvolver e coordenar projetos de pesquisa.
  • Habilidade na preparação de manuscritos como artigos para periódicos e capítulos de livros científicos em âmbito local, nacional e internacional.