Logo novo - colorido - corrigido

Novas linhas de pesquisa do PPGP-UFG

A partir do ano de 2024 o PPGP-UFG terá novas linhas de pesquisa. Uma linha de pesquisa é um domínio ou núcleo temático das atividades de pesquisa do programa e envolve o desenvolvimento sistemático de trabalhos com objetos ou metodologias comuns. Os professores desenvolvem suas atividades – de ensino, o que inclui a orientação; de pesquisa; de publicação e de extensão de forma articuladas com a linha na qual está inserido. As mudanças das linhas foi necessário para melhor contemplar as produções que ocorrem no mestrado e que modificaram-se substancialmente nos últimos anos, devido à entrada de novos professores e também pela reorientação das pesquisas e produções dos docentes que já estavam no programa.
As novas linhas são:

Linha 1: Subjetivação, clínica e cultura

· Dedica-se ao estudo das relações entre indivíduo, instituição e cultura a partir de diferentes correntes da Psicologia e da Psicanálise. Abarca estudos sobre clínica, subjetividade, arte, linguagem, corpo, sexualidade e outras dimensões constitutivas do sujeito nos níveis individual, grupal e institucional. A produção de conhecimento está dedicada à análise de teorias e conceitos sobre a subjetividade em suas dimensões éticas, estéticas e políticas, assim como sobre processos de formação e intervenção.

Linha 2: Psicologia, educação e desenvolvimento humano

· Estudos sobre as múltiplas interfaces entre Psicologia e Educação. Essa linha de pesquisa concentra-se em compreender os obstáculos e as possibilidades para que processos educativos na escola, na família, na comunidade e em outras instituições, que contribuam para a formação humana. Além disso, também realiza pesquisas sobre processos de desenvolvimento humano e os métodos, instrumentos e técnicas necessários para o seu estudo a partir de diferentes campos da Psicologia. Por fim, são parte das preocupações dessa linha de pesquisa os estudos sobre o processo histórico de constituição da Psicologia Escolar e Educacional.

Linha 3: Psicologia, Marxismo e sociedade

· Estudos fundamentados na teoria social crítica de Marx e na tradição marxista sobre o indivíduo, a sociedade e a Psicologia. Abarca três conjuntos de pesquisas: (1) investigações orientadas por abordagens teóricas da Psicologia que são fundamentadas no marxismo, como Psicologia Histórico-Cultural, Psicologia da Libertação, Psicologia Socio-histórica, Teoria da Atividade, Teoria Crítica e outras; (2) análises sobre teorias da subjetividade e do indivíduo nas múltiplas correntes marxistas; (3) estudos de crítica marxista da Psicologia na história, considerando suas relações com trabalho, estado, o capitalismo e processos de exploração e dominação ou lutas por libertação e emancipação.