Projetos de Pesquisa em Andamento
Psicologia e Escola Nova em Goiás: Constituição e desenvolvimento de um ideário pedagógico
Linha de Pesquisa: Bases Históricas da Psicologia
Docente: Anderson de Brito Rodrigues
Ano de início: 2010
Descrição resumida: A presente pesquisa tem como objetivos compreender o processo de inserção do conhecimento psicológico em Goiás, na primeira metade do século XX, enfatizando seus principais enfoques teórico-metodológicos e suas implicações político-pedagógicas; inventariar os documentos que contenham informações, dados históricos e concepções psicológicas referentes ao período; conhecer a maneira pela qual ocorreu a inserção do discurso escolanovista em Goiás; entender quais foram as contribuições dos escolanovistas brasileiros para a constituição do pensamento educacional goiano. Tais objetivos articulam-se à compreensão do desenvolvimento da psicologia como campo do conhecimento em Goiás, tendo o terreno educacional como o principal espaço para difusão das teorias psicológicas. A questão orientadora da pesquisa relaciona-se ao fato de que há a ocorrência em Goiás, na primeira metade do século XX, de uma legislação educacional que adotava o escolanovismo e a referência psicológica como princípios pedagógicos a partir dos quais deveriam desenvolver-se a formação de professores e educandos. O presente projeto fundamenta-se teórico-metodologicamente na historiografia da psicologia e toma como fonte de pesquisa documentos referentes à história da educação e da psicologia no Estado de Goiás (Jornais, Leis, Decretos, Regulamentos de Ensino, Anais e Periódicos). O estudo sobre a história da psicologia em Goiás ainda é incipiente, sendo escassa a produção bibliográfica no campo da historiografia da psicologia, bem como é reduzido o número de pesquisadores envolvidos em estudos acerca desta problemática. Espera-se que projeto possa resultar em uma base de dados sobre a história da psicologia em Goiás, bem como fortalecer o grupo de pesquisadores e estudantes envolvidos com pesquisas relacionadas às temáticas referentes a esse campo. Observação: A pesquisa conta com a colaboração de outros pesquisadores da Faculdade de Educação.
ENTRASTE: Subjetividade, arte e clínica
Linha de Pesquisa: Bases Históricas da Psicologia
Docente: Cristóvão Giovani Burgarelli
Ano de início: 2012
Descrição resumida: Nossa proposta é perseguir a questão imposta pelo próprio trajeto de nossas pesquisas anteriores, desde 1994: pesquisar tanto a história da clínica clássica quanto o nascedouro da psicanálise para, numa articulação com nossos autores fundamentais, Freud e Lacan, dizer sobre o que é a clínica psicanalítica. Esse objetivo, no entanto, não nos impede de continuar a reunir projetos que, tomando a teoria psicanalítica como lugar teórico referencial, buscam discutir os desdobramentos possíveis tanto aos estudos linguísticos quanto aos fundamentos da psicologia e da educação. Além de Freud e Lacan, nossos autores fundamentais, que serão lidos com base num diálogo profícuo com pesquisadores importantes de outras instituições, como Unicamp, UFMG e USP, recorreremos, na medida em que nosso percurso solicitar, à filosofia, à psicologia e à educação, bem como à neurologia e à psiquiatria. Situaremos nossas questões em três eixos: o estudo da estruturação da subjetividade pela linguagem; a pesquisa em torno do conceito de inconsciente, para pensar, a posteriori, seus efeitos nos problemas advindos de outros campos, sobretudo da psicologia; e por fim a articulação profícua, desde que assinaladas suas diferenças e seus impasses entre arte, clínica e outros processos de subjetivação. Para tal, consideraremos tanto a pesquisa teórica quanto as situações clínicas em suas intricações próprias, buscando superar as abordagens dicotômicas. Em nossa história, começamos a pesquisar a articulação sujeito-linguagem e, para tal, recorremos à psicanálise, que nos ensinou a rever a Linguística, os estudos literários, a arte e os fundamentos da psicologia e da educação; agora, o nosso percurso e o nosso posicionamento psicanalítico diante desse entrecruzamento de abordagens exigem como dobradiça da
primeira porta a clínica psicanalítica, que implica pesquisar também sobre a estrutura da clínica clássica e sua articulação com as práticas de cura, psicoterapia e tratamento. Esperamos consistentemente nos situarmos com relação a esse passo. Observação: O projeto conta com a colaboração de pesquisadores vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFG e o Programa de Pós-Graduação em Linguística da UNICAMP.
Psicologia social e esquizoanálise: Crítica, política e intervenção social
Linha de Pesquisa: Bases Históricas da Psicologia
Docente: Domenico Uhng Hur
Ano de início: 2011
Descrição resumida: A partir do pressuposto de que a Psicologia Social é um campo marcado pela heterogeneidade e coexistência de uma série de correntes teóricas, o presente projeto visa investigar uma de suas perspectivas contemporâneas: a Psicologia Social referenciada pela Esquizoanálise. Nosso objetivo é pesquisar a influência do pensamento do filósofo Gilles Deleuze e do militante-psicanalista Félix Guattari, fundadores da Esquizoanálise, na Psicologia Social, seguindo quatro objetivos específicos: primeiro, investigar qual a concepção de crítica social presente; segundo, as visões acerca da política, micropolítica e poder desenvolvidas; terceiro, que dispositivos de intervenção são trabalhados tanto na prática social, política e clínica do psicólogo social e; quarto, realizar análises e reflexões acerca de fenômenos psicossociais, a partir dos conceitos desenvolvidos pela Psicologia Social referenciada pela Esquizoanálise. Para nossa pesquisa utilizaremos o método cartográfico e realizaremos ampla revisão bibliográfica na tentativa de sistematização dos conceitos, proposições e metodologias dessa nova perspectiva que se configura na Psicologia Social. Como resultados espera-se discriminar as concepções gerais de crítica social, política e intervenção que são desenvolvidas na Psicologia Social brasileira com enfoque esquizoanalítico.
Articulações entre Psicologia e marxismo: Possíveis contribuições para uma história da Psicologia crítica latino-americana
Linha de Pesquisa: Bases Históricas da Psicologia
Docente: Fernando Lacerda Jr.
Ano de início: 2011
Descrição resumida: O presente projeto de pesquisa busca estudar o processo de desenvolvimento histórico e teórico de duas correntes / manifestações da psicologia latino-americana que influenciaram correntes da psicologia social crítica no Brasil: a psicologia cubana e a psicologia da libertação. Especificamente, o estudo busca analisar como a articulação entre psicologia e marxismo nessas correntes foi influenciado por contextos sociais específicos e como essas propostas produziram novas ideias no interior da psicologia enquanto ciência e profissão. O projeto de pesquisa, por ser um estudo da história da psicologia, fundamenta-se em correntes marxistas da história e da historiografia da psicologia, isto é, busca compreender a história da psicologia a partir de uma análise da articulação dialética entre ciência e sociedade sem se resumir a uma abordagem “internalista” – que analisa a ciência como um complexo independente da sociedade em que está inserida – ou “externalista” – que analisa as determinações sociais da ciência sem considerar sua autonomia relativa. A pesquisa será iniciada por meio dos seguintes procedimentos: (a) levantamento bibliográfico, apropriação e análise da literatura encontrada; (b) estudo do contexto histórico e institucional das principais ideias e práticas que articularam psicologia e marxismo; (c) elaboração de sínteses descritivas e explicativas sobre o objeto de análise. A última etapa será realizada adotando os procedimentos da análise imanente: (a) decomposição do texto analisado em unidades significativas; (b) buscar trama que articula elementos significativos em teorias e teses; (c) buscar nódulos decisivos e pressupostos implícitos do texto; (d) construção de hipóteses interpretativas; (e) busca de determinações históricas e razões contextuais do texto; (f) elaboração de teoria interpretativa do texto e análise da função social do texto. Os resultados esperados do presente estudo são: contribuir para a sistematização de uma história da Psicologia crítica na América Latina; resgatar e problematizar as críticas à sociedade e à Psicologia que foram elaborados por projetos de Psicologia influenciados pelo marxismo; analisar a existência ou não de inovações na ciência psicológica por meio da articulação entre Psicologia e marxismo. Apoio: CNPq.
O campo conceitual da síntese psíquica: análise teórica e gênese histórica na Psicologia histórico-cultural
Linha de Pesquisa: Bases Históricas da Psicologia
Docente: Gisele Toassa
Ano de início: 2013
Descrição resumida: Este projeto, compreendido entre 2013 e 2016, justifica-se em função da abrangência da difusão de L.S. Vigotski e A.N. Leontiev no Brasil, permeada por um descompasso da pesquisa nacional em relação à produção internacional contemporânea em história da psicologia/ciência soviética. Tem como objetivo analisar o campo conceitual compreendido pela idéia de síntese psíquica (consciência, personalidade, pessoa, reflexo etc.) em obras basilares de L.S. Vigotski e A.N. Leontiev, em relação com o contexto cultural e político em que se desenvolveu a ciência soviética entre os anos 1930 e 1970, análise crítica da semântica dos conceitos, de seu contexto histórico de elaboração e a posição epistemológica que ocupam nas fundamentais obras dos autores; analisar as fontes teóricas (filosóficas, artísticas, científicas e lingüísticas) dos referidos conceitos. Como base conceitual, empregaremos a psicologia histórico-cultural. Método: de caráter histórico e bibliográfico, empregará leitura, fichamento e (se aplicável) mapas conceituais. Envolverá textos acerca da história política e cultural da Rússia tsarista e da União Soviética; estudo crítico (e biográfico) dos textos de autores da psicologia histórico-cultural, buscando identificar os termos compreendidos no campo conceitual da “síntese psíquica”, de modo a apreender seu sentido no original consultado e na tradução; estudo das referências utilizadas pelos autores, com a análise de textos e autores mencionados por eles. Os resultados esperados são a produção de, pelo menos, cinco artigos em periódicos, além de outros produtos, como resumos e trabalhos completos em anais de eventos.
A atenção clínica/psicossocial ao usuário de drogas ilícitas e de álcool
Linha de Pesquisa: Processos Psicossociais e Educacionais
Docentes: Maria do Rosário Silva Resende e Susie Amâncio Gonçalves de Roure
Ano de início: 2013
Descrição resumida: O presente projeto busca investigar as políticas sociais, assim como as diversas modalidades de atenção clínica e psicossocial aos usuários de álcool e drogas ilícitas e sua rede de apoio imediata. Desta forma, o projeto tematiza as experiências pioneiras proporcionadas pela Reforma Psiquiátrica no Brasil, a transformação do tema das drogas em uma questão de segurança pública, a emergência das discussões sobre a redução de danos na política nacional sobre drogas e, finalmente, as ações e políticas relacionadas com a implementação de uma rede de assistência e apoio para os usuários de álcool e outras drogas. É a partir dessa discussão que o projeto toma como objeto de estudo a atenção clínica e psicossocial aos usuários de álcool e drogas ilícitas e a sua articulação com a matriz político-gerencial e organizacional. Neste sentido, o objetivo geral do projeto é o de promover a articulação entre a teoria e prática no âmbito da Saúde Mental por meio do diálogo entre diferentes saberes – inter e multidisciplinares – visando o desenvolvimento de propostas de implementação e tecnologias sociais de saúde dirigida à atenção clínica e psicossocial ao usuário de drogas ilícitas e álcool e contribuir para o fortalecimento das políticas públicas de saúde. Especificamente, o projeto busca: (1) aprofundar os estudos sobre o enfrentamento de problemas ligados aos usuários de drogas ilícitas e álcool, assim como sua relação com familiares, comunidade e profissionais de saúde mental; (2) estabelecer o estado da arte sobre políticas públicas ligadas às drogas ilícitas e álcool; (3) identificar e analisar criticamente as ações de enfrentamento às drogas existentes no estado de Goiás; (4) desenvolver instrumentos e técnicas de pesquisas que possibilitem a coleta de dados em atividades individuais e grupais; (5) realizar e avaliar atividades de atenção clínica e psicossocial voltadas aos usuários de drogas e suas redes de apoio psicossocial; (6) refletir com profissionais de saúde sobre a atenção aos usuários de drogas ilícitas e álcool; (7) divulgar os resultados da pesquisa e, posteriormente, avaliar o impacto dessa atividade sobre o interesse de profissionais de saúde mental pela atenção clínica; (8) produzir e publicar reflexões teóricas a partir dos resultados das atividades do projeto
Nas teias de Aracne: Violência, linguagem e imaginário na educação escolar
Linha de Pesquisa: Processos Psicossociais e Educacionais
Docentes: Sheila Daniela Medeiros dos Santos
Ano de início: 2012
Descrição resumida: A presente pesquisa objetiva analisar a relação entre violência, linguagem e imaginário e seu impacto na educação escolar, mediante: a caracterização dos aspectos semânticos e conceituais dos termos violência, linguagem e imaginário; a busca de uma unidade de análise, nas obras do bielorrusso Lev Semionovich Vigotski, para descobrir e compreender a dinâmica da relação violência, linguagem e imaginário; e a explicação do impacto da relação violência, linguagem, imaginário na educação escolar. Para a consecução desses objetivos, porém sem a pretensão de esgotar a discussão acerca do fenômeno da violência, essa pesquisa, de cunho marcadamente teórico, ancorada na perspectiva histórico-cultural em Psicologia, parte do pressuposto de que a violência deixa marcas na linguagem (SANTOS, 2002), forjando um quadro inteiramente diferente das relações humanas. Desse modo, coerente com o referencial teórico que orienta a referida pesquisa, propõe-se a (re)leitura analítica das obras de Vigotski, fundamentadas na matriz marxista, bem como dos estudos mais significativos, na literatura nacional e internacional, a respeito da temática em pauta. Por conseguinte, pode-se dizer que é na relação materialista histórica e dialética entre homem  natureza, na qual se inscreve a relação recíproca entre natureza  cultura, que irá se situar o lugar do debate que os termos violência, linguagem e imaginário levantam nesse trabalho. Nesse contexto, entende-se que as proposições de Vigotski e suas implicações e contribuições à Psicologia e à Educação atuais, num momento de crise estrutural do capitalismo, apontam fundamentalmente para dois aspectos: o primeiro deles refere-se à possibilidade de compreender as raízes e a materialização da violência; e o segundo aspecto refere-se à
defesa da educação escolar como instrumento de apropriação das dimensões: epistemológica, ética, política e cultural, necessárias a construção de um projeto de classe voltado ao “trabalho como princípio educativo” (GRAMSCI, 1985), aos processos de inclusão e à justiça social.
Tabus acerca da pena de morte – educação, identificação, preconceito, ideologia e violência nas tramas da cultura
Linha de Pesquisa: Processos Psicossociais e Educacionais
Docentes: Silvia Rosa da Silva Zanolla
Ano de início: 2011
Descrição resumida: O presente projeto busca investigar as políticas sociais, assim como as diversas modalidades de atenção clínica e psicossocial aos usuários de álcool e drogas ilícitas e sua rede de apoio imediata. Desta forma, o projeto tematiza as experiências pioneiras proporcionadas pela Reforma Psiquiátrica no Brasil, a transformação do tema das drogas em uma questão de segurança pública, a emergência das discussões sobre a redução de danos na política nacional sobre drogas e, finalmente, as ações e políticas relacionadas com a implementação de uma rede de assistência e apoio para os usuários de álcool e outras drogas. É a partir dessa discussão que o projeto toma como objeto de estudo a atenção clínica e psicossocial aos usuários de álcool e drogas ilícitas e a sua articulação com a matriz político-gerencial e organizacional. Neste sentido, o objetivo geral do projeto é o de promover a articulação entre a teoria e prática no âmbito da Saúde Mental por meio do diálogo entre diferentes saberes – inter e multidisciplinares – visando o desenvolvimento de propostas de implementação e tecnologias sociais de saúde dirigida à atenção clínica e psicossocial ao usuário de drogas ilícitas e álcool e contribuir para o fortalecimento das políticas públicas de saúde. Especificamente, o projeto busca: (1) aprofundar os estudos sobre o enfrentamento de problemas ligados aos usuários de drogas ilícitas e álcool, assim como sua relação com familiares, comunidade e profissionais de saúde mental; (2) estabelecer o estado da arte sobre políticas públicas ligadas às drogas ilícitas e álcool; (3) identificar e analisar criticamente as ações de enfrentamento às drogas existentes no estado de Goiás; (4) desenvolver instrumentos e técnicas de pesquisas que possibilitem a coleta de dados em atividades individuais e grupais; (5) realizar e avaliar atividades de atenção clínica e psicossocial voltadas aos usuários de drogas e suas redes de apoio psicossocial; (6) refletir com profissionais de saúde sobre a atenção aos usuários de drogas ilícitas e álcool; (7) divulgar os resultados da pesquisa e, posteriormente, avaliar o impacto dessa atividade sobre o interesse de profissionais de saúde mental pela atenção clínica; (8) produzir e publicar reflexões teóricas a partir dos resultados das atividades do projeto.
Autoridade e família: a conformação da subjetividade na sociedade contemporânea
Linha de Pesquisa: Processos Psicossociais e Educacionais
Docentes: Susie Amâncio Gonçalves de Roure
Ano de início: 2008
Descrição resumida: Vinculado à pesquisa Razão e dês-razão: as contrafaces do psicólogo em formação, o presente projeto de investigação tem como objetivo analisar a relação entre os formatos da autoridade familiar e os modos de conformação da subjetividade em curso na sociedade contemporânea. Visa, sobretudo, analisar a relação entre as configurações da autoridade familiar e os modos de conformação e resistência da subjetividade em curso na sociedade contemporânea. No que diz respeito à questão da família, os dados a serem colhidos, respectivamente, na aplicação do questionário e da Escala F e no trabalho com grupos focais, devem possibilitar a articulação dos diversos e novos formatos das relações familiares aos contornos da autoridade social na formação do sujeito. O fato de que esses dados sejam colhidos junto a estudantes de Psicologia se justifica vez que esses sujeitos podem ser vistos como uma expressão particular de um universo que compõe uma forma de perceber, de compreender e de viver os processos formativos. Relacionar a discussão sobre a família ao psicólogo em formação permite estabelecer bases e direções para a investigação dos formatos da autoridade na família em sua relação com os sentidos contemporâneos da instituição e do desenvolvimento do sujeito e da atenção às vicissitudes desse processo. Reafirma-se, portanto, o objetivo de compreender, com base nas categorias de análise dispostas na interface entre a Psicanálise e a Teoria Crítica da Escola de Frankfurt, a relação entre formatos da autoridade familiar e modos de conformação e de resistência da subjetividade na sociedade contemporânea e de, por meio dessa compreensão, se estabelecer bases mais conscientes e críticas para um repensar dos processos de formação, educação e socialização do homem e das áreas do conhecimento que a eles se dedicam.
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