Publicações do PPGP
Publicações selecionadas de membros do PPGP
5 PUBLICAÇÕES SELECIONADAS DE CADA MEMBRO DO PPGP
Anderson de Brito Rodrigues
Rodrigues, A. B. & Araújo, J. V. P. (2015/no prelo). Psicologia em Goiás: Entre a conservação de um discurso higienista e a construção de um ideário pedagógico renovador. Em D. U. Hur, F. Lacerda Jr. e M. do R. S. Resende (Orgs.), Psicologia e transformação: Intervenções e debates contemporâneos. Goiânia: Ed. da UFG.
Rodrigues, A. B. & Araújo, J. V. P. (2012). História da Psicologia escolanovista em Goiás sob o prisma da relação Psicologia e Educação. Em E. Lourenço, R. Assis e R. H. F. Campos (Orgs.), História da psicologia e contexto sociocultural: Pesquisas contemporâneas, novas abordagens (pp. 291-300). Belo Horizonte: PUC-Minas.
Rodrigues, A. B. & Araújo, J. V. P. (2011). Dos princípios de Psicologia à Psicologia da Escola Nova nos currículos e nas reformas escolares em Goiás (1884-1930). Em V. M. L. Barra (Org.), Estudos de história da Educação de Goiás (1830-1930). (pp. 189-204). Goiânia: PUC-GO.
Rodrigues, A. de B. (2009). História da Psicologia em Goiás. Temas em Psicologia, 17(1), 135-150.
Rodrigues, A. B. (2004). Psicologia e educação: Algumas reflexões acerda da Psicologia e suas influências no cenário educacional brasileiro. Em M. V. Cupolillo e A. O. B. Costa (Orgs.), A psicologia em diálogo com a educação (pp. 13-34). Goiânia: Alternativa.
Cristóvão Giovani Burgarelli
Burgarelli, G. C. (2013). Barrado o inconsciente freudiano. Em N. Leite e E. Gasparini. (Orgs.). Psicanálise e mal-estar na universidade (pp. 93-102). Campinas: Mercado de Letras.
Burgarelli, C. G. (2007). Sobre o sujeito da psicanálise. Estilos da Clínica (USP), 12(23), 214-223.
Burgarelli, C. G. (2005). Linguagem e escrita: Por uma concepção que inclua o corpo. Goiânia: Ed. da Universidade Católica de Goiás.
Hur, D. U. (2013). Tecnopolítica: Da guerrilha armada à gestão da vida. Polis e Psique, 3(1), 04-25.
Lacerda Jr., F. & Guzzo, R. S. L. (2011). Sobre o sentido e a necessidade do resgate crítico da obra de Martín-Baró. Em R. S. L. Guzzo e F. Lacerda Jr. (Orgs), Psicologia social para América Latina: O resgate da psicologia da libertação (pp. 15-37). Campinas: Alínea.
Toassa, G. (2011). Emoções e vivências em Vigotski. Campinas: Papirus.
Maria do Rosário Silva Resende
Silva, F. M. S. P. da; Resende, M. do R. S. & Roure, S. A. G. de (2015/no prelo). Formação moral e autonomia do professor universitário: Uma reflexão a partir da teoria crítica da sociedade. Em D. U. Hur, F. Lacerda Jr. e M. do R. S. Resende (Orgs.), Psicologia e transformação: Intervenções e debates contemporâneos. Goiânia: Ed. UFG.
Resende, M. R. S. (2010). Professor universitário: Formação cultural, emancipação e autonomia. Em A. C. A. Resende e J. C. Chaves (Orgs.), Psicologia Social: crítica socialmente orientada. Goiânia: PUC-Goiás.
Sheila Daniela Medeiros dos Santos
Santos, S. D. M. (2012). Educação, trabalho docente e tecnologias: percursos e tensões no processo de significação. Em D. D. Tardeli e F. V. Paula (Orgs.), O cotidiano da escola: As novas demandas educacionais (pp. 01-34). São Paulo: CENCAGE Learning.
Santos, S. D. M. (2009). O impacto da violência na educação escolar: desafios que se abrem à sociedade contemporânea. Em D. D. Tardeli e F. V. Paula (Orgs.), Violência na escola e da escola: desafios contemporâneos à Psicologia da Educação. São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo
Santos, S. D. M. (2002). Sinais dos tempos: Marcas da violência na escola. Campinas: Ed. Autores Associados.
Silvia Rosa da Silva Zanolla
Zanolla, S. R. da S. (2013). Educação artística e formação musical em Adorno. Em S. R. da S. Zanolla (Org.), Arte, estética e formação humana: possibilidades e críticas (pp. 97-117). Campinas: Alínea.
Zanolla, S. R. da S. (2011). Formação e Cultura em T. W. Adorno. Em S. R. da S. Zanolla e A. C. B. Mascarenhas (Orgs.), Sociedade, Subjetividade e Educação - perspectiva marxista e frankfurtiana (pp. 111-125). Campinas: Alínea.
Zanolla, S. R. da S. (2010). Videogame, educação e cultura. Campinas: Átomo e Alínea.
Susie Amâncio Gonçalves de Roure
Roure, S. A. G. de (2012). A autoridade na educação contemporânea. Em C. H. de Carvalho (Org), Desafios da produção e da divulgação do conhecimento (pp. 209-224). Uberlândia: Editora da Universidade Federal de Uberlândia.
Roure, S. A. G. (2009). A autoridade na educação contemporânea. Goiânia: Ed. UFG.
Roure, S. A. G. (2008). Concepções de indisciplina escolar e limites do psicologismo na educação. Em M. G. Miranda e A. C. A. Resende (Orgs.), Escritos de Psicologia, Educação e Cultura (pp. 99-123). GOiânia: Ed. da UCG.
Url Relacionada: /p/7472-publicacoes-do-ppgp |
---|