Publicações do PPGP

Publicações selecionadas de membros do PPGP

5 PUBLICAÇÕES SELECIONADAS DE CADA MEMBRO DO PPGP

Anderson de Brito Rodrigues

Rodrigues, A. B. & Araújo, J. V. P. (2015/no prelo). Psicologia em Goiás: Entre a conservação de um discurso higienista e a construção de um ideário pedagógico renovador. Em D. U. Hur, F. Lacerda Jr. e M. do R. S. Resende (Orgs.), Psicologia e transformação: Intervenções e debates contemporâneos. Goiânia: Ed. da UFG.

Rodrigues, A. B. & Araújo, J. V. P. (2012). História da Psicologia escolanovista em Goiás sob o prisma da relação Psicologia e Educação. Em E. Lourenço, R. Assis e R. H. F. Campos (Orgs.), História da psicologia e contexto sociocultural: Pesquisas contemporâneas, novas abordagens (pp. 291-300). Belo Horizonte: PUC-Minas.

Rodrigues, A. B. & Araújo, J. V. P. (2011). Dos princípios de Psicologia à Psicologia da Escola Nova nos currículos e nas reformas escolares em Goiás (1884-1930). Em V. M. L. Barra (Org.), Estudos de história da Educação de Goiás (1830-1930). (pp. 189-204). Goiânia: PUC-GO.

Rodrigues, A. de B. (2009). História da Psicologia em Goiás. Temas em Psicologia, 17(1), 135-150.

Rodrigues, A. B. (2004). Psicologia e educação: Algumas reflexões acerda da Psicologia e suas influências no cenário educacional brasileiro. Em M. V. Cupolillo e A. O. B. Costa (Orgs.), A psicologia em diálogo com a educação (pp. 13-34). Goiânia: Alternativa.

 

Cristóvão Giovani Burgarelli

Burgarelli, G. C. (2013). Barrado o inconsciente freudiano. Em N. Leite e E. Gasparini. (Orgs.). Psicanálise e mal-estar na universidade (pp. 93-102). Campinas: Mercado de Letras.

Burgarelli, G. C. (2012). Em torno da letra: Linguagem, ensino e subjetividade. Inter-ação, 37(1), 15-26.

Burgarelli, C. G. & Ribeiro, P. R. (2010). Alguns efeitos do discurso da ciência na atualidade. Revista Educação em Questão, 38(24), 34-56.

Burgarelli, C. G. (2007). Sobre o sujeito da psicanálise. Estilos da Clínica (USP), 12(23), 214-223.

Burgarelli, C. G. (2005). Linguagem e escrita: Por uma concepção que inclua o corpo. Goiânia: Ed. da Universidade Católica de Goiás.

 

Domenico Uhng Hur

Hur, D. U. (2014). Esquizoanálisis y Esquizodrama, clínica y política: Presentación de la obra de Gregorio Baremblitt. Teoría y Crítica de la Psicología, 4, 1-16.

Hur, D. U. (2013). Contributions of Schizoanalysis for Critical Psychology in Brazil. Annual Review of Critical Psychology, 10, 203-218.

Hur, D. U. (2013). Tecnopolítica: Da guerrilha armada à gestão da vida. Polis e Psique, 3(1), 04-25.

Hur, D. U. (2012). Cartografias da luta armada: a guerrilha como máquina de guerra. Mnemosine, 8(2), 51-69.

Hur, D. U. (2007). A psicologia e suas entidades de classe: Histórias sobre sua fundação e algumas práticas no estado de São Paulo nos anos 70. Revista Psicologia Política, 7(13).

 

Fernando Lacerda Jr.

Lacerda Jr., F. (2014). Socialism, Overview. Em T. Teo. (Org.), Encyclopedia of Critical Psychology (pp. 1815-1820). New York: Springer.

Lacerda Jr., F. (2013). Capitalismo dependente e psicologia no Brasil: Das alternativas à psicologia crítica. Teoría y Crítica de la Psicología, 3, 216-263.

Lacerda Jr., F. & Guzzo, R. S. L. (2011). Sobre o sentido e a necessidade do resgate crítico da obra de Martín-Baró. Em R. S. L. Guzzo e F. Lacerda Jr. (Orgs), Psicologia social para América Latina: O resgate da psicologia da libertação (pp. 15-37). Campinas: Alínea.

Lacerda Jr., F. (2010). Notas sobre o desenvolvimento da psicologia social comunitária. Em F. Lacerda Jr. e R. S. L. Guzzo (Orgs.)Psicologia e sociedade: Interfaces no debate sobre a questão social (pp. 19-41). Campinas: Alínea.

Lacerda Jr., F. & Guzzo, R. S. L. (2006). MST e Consciência de Classe: Estudo a partir da trajetória de um militante. Revista Psicologia Política, 6(12), 289-336.

 

Gisele Toassa

Toassa, G. (2014). Creating a materialistic psychology sources and influence of Spinoza in Vygotsky s works. International Journal of Liberal Arts and Social Science, 2(5), 83-94.

Toassa, G. (2013). É possível o domínio dos afetos no trabalho docente? Considerações a partir de Espinosa e Marx. Filosofia e Educação, 5(1), 130-155.

Toassa, G. (2012). Modernidade anômala e pré-escola: análise de uma relação pedagógica e suas repercussões na ontogênese da consciência infantil. Psicologia da Educação, 34, 84-103. 

Toassa, G. (2011). Emoções e vivências em Vigotski. Campinas: Papirus.

Toassa, G. & Souza, M. P. R. de (2010). As vivências: questões de tradução, sentidos e fontes epistemológicas no legado de Vigotski. Psicologia USP , 21(4), 757-779.

 

Maria do Rosário Silva Resende

Silva, F. M. S. P. da; Resende, M. do R. S. & Roure, S. A. G. de (2015/no prelo). Formação moral e autonomia do professor universitário: Uma reflexão a partir da teoria crítica da sociedade. Em D. U. Hur, F. Lacerda Jr. e M. do R. S. Resende (Orgs.), Psicologia e transformação: Intervenções e debates contemporâneos. Goiânia: Ed. UFG.

Resende, M. do R. S. & Roure, S. A. G. de (2012). Formação cultural e moral: a crítica da razão. Inter-ação, 37(1), 147-159.

Resende, M. R. S. (2010). Professor universitário: Formação cultural, emancipação e autonomia. Em A. C. A. Resende e J. C. Chaves (Orgs.), Psicologia Social: crítica socialmente orientada. Goiânia: PUC-Goiás.

Resende, M. do R. S. (2008). A formação moral e pragmatismo na educação brasileira. Em M. G. Miranda e A. C. A. Resende (Orgs.), Escritos de Psicologia, Educação e Cultura (pp. 63-81). GOiânia: Ed. da UCG.

Resende, M. do R. S. (2003). A educação com base em uma formação para emancipação: uma reflexão. Inter-ação, 28(1), 37-49.

 

Sheila Daniela Medeiros dos Santos

Santos, S. D. M. (2013). As aparências enganam: uma análise crítica dos livros de autoajuda infantil na educação escolar. Linha Mestra, 7(22), 15-25.

Santos, S. D. M. (2012). Violência na Educação Escolar: Vozes, Olhares e Silêncio que Impactam a Sociedade Contemporânea. Linha Mestra, 6(21), 1055-1058. 

Santos, S. D. M. (2012). Educação, trabalho docente e tecnologias: percursos e tensões no processo de significação. Em D. D. Tardeli e F. V. Paula (Orgs.), O cotidiano da escola: As novas demandas educacionais (pp. 01-34). São Paulo: CENCAGE Learning.

Santos, S. D. M. (2009). O impacto da violência na educação escolar: desafios que se abrem à sociedade contemporânea. Em D. D. Tardeli e F. V. Paula (Orgs.), Violência na escola e da escola: desafios contemporâneos à Psicologia da Educação. São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo

 Santos, S. D. M. (2002). Sinais dos tempos: Marcas da violência na escola. Campinas: Ed. Autores Associados.

Silvia Rosa da Silva Zanolla

Zanolla, S. R. da S. (2013). Educação artística e formação musical em Adorno. Em S. R. da S. Zanolla (Org.), Arte, estética e formação humana: possibilidades e críticas (pp. 97-117). Campinas: Alínea.

Zanolla, S. R. da S. (2012). O conceito de mediação em Vigotski e Adorno. Psicologia & Sociedade, 24(1), 441-480.

Zanolla, S. R. da S. (2011). Formação e Cultura em T. W. Adorno. Em S. R. da S. Zanolla e A. C. B. Mascarenhas (Orgs.), Sociedade, Subjetividade e Educação - perspectiva marxista e frankfurtiana (pp. 111-125). Campinas: Alínea. 

Zanolla, S. R. da S. (2010). Educação e barbárie: Aspectos culturais da violência na perspectiva da teoria crítica da sociedade. Sociedade e Cultura, 13(1), 380-395.

Zanolla, S. R. da S. (2010). Videogame, educação e cultura. Campinas: Átomo e Alínea.

 

Susie Amâncio Gonçalves de Roure

Resende, M. do R. S. & Roure, S. A. G. de (2012). Formação cultural e moral: a crítica da razão. Inter-ação, 37(1), 147-159.

Roure, S. A. G. de (2012). A autoridade na educação contemporânea. Em C. H. de Carvalho (Org), Desafios da produção e da divulgação do conhecimento (pp. 209-224). Uberlândia: Editora da Universidade Federal de Uberlândia.

Roure, S. A. G. (2009). A autoridade na educação contemporânea. Goiânia: Ed. UFG.

Roure, S. A. G. (2008). Concepções de indisciplina escolar e limites do psicologismo na educação. Em M. G. Miranda e A. C. A. Resende (Orgs.), Escritos de Psicologia, Educação e Cultura (pp. 99-123). GOiânia: Ed. da UCG.

Roure, S. A. G. de (2008). Educação e crise da autoridade na perspectiva de Hannah Arendt. Educativa, 10(2), 179-190.

 

 

Related Url: /p/7472-publicacoes-do-ppgp