Cíntia de Sousa Carvalho

Cíntia de Sousa Carvalho (lattes)

cintia@unifimes.edu.br

Apresentação: Pós-doutoranda no Programa de Pós-graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2015), com bolsa CAPES e VRAC (Vice Reitoria Acadêmica). Mestre em Psicologia pela mesma instituição (2011), com bolsa CAPES, FAPERJ e VRAC (Vice Reitoria Acadêmica). Especialista em Gênero e Sexualidade pelo Instituto de Medicina Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (IMS/UERJ) (2011). Especialista em Psicologia Escolar e Educacional pelo Conselho Federal de Psicologia (2018). Psicóloga pela Universidade Federal de Mato Grosso (2008), onde desenvolveu Projeto de Pesquisa de Iniciação Científica (2005-2008) com bolsa do CNPq. Realizou intercâmbio acadêmico no Programa de Mestrado em Psicologia na Universidade de Lisboa, Portugal (2007-2008), com bolsa do Programa Santander Universidades. Conselheira Efetiva do XV Plenário do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro (2016-2018). Psicóloga Clínica. Psicanalista (Instituto Sedes Sapientiae - São Paulo). Docente Efetiva (Assistente III) do curso de Psicologia, Medicina e Educação Física do Centro Universitário de Mineiros (UNIFIMES) e Supervisora da Clínica Escola de Psicologia da UNIFIMES (Psicanálise). Membro do GT da ANPEPP: "Tecnologias, subjetividades, políticas e escritas de pesquisa". Coordenadora da linha de pesquisa "Processos Psicológicos" do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão Multidisciplinar da UNIFIMES (GEP - NEPEM). Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Psicologia, Neurociências e Educação (GEP - PNEdu) da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Membro e Secretária do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e do Colegiado do Curso de Psicologia do Centro Universitário de Mineiros (UNIFIMES).

Temas de pesquisa: Psicologia Social e Comunitária; Epistemologia e Metodologia de Pesquisa; Memória Social e Coletiva; Psicanálise; Sexualidade e Gênero; Educação.

Projeto de pesquisa: Memórias das experiências sexuais infantis: reflexões insubordinadas sobre proteção e direitos

Resumo:

Por meio do artigo em questão buscamos investigar as memórias de adultos acerca das experiências sexuais, violentas e não violentas, vividas em suas infâncias. Partimos do pressuposto de que o universo infantil dialoga com o campo da sexualidade, mas que há um exército social que busca regular as condutas infantis, de modo distanciá-lo das práticas e discursos engendrados pela sexualidade. Tal movimento abandona a infância que, sem suporte para lidar com as questões sexuais, se vulnerabiliza frente à possibilidade da violência sexual, bem como se fragiliza frente ao impedimento de viver plenamente seus direitos sexuais. Assim, com o suporte de autores críticos da cultura como Foucault, Butler, Benjamin e seus comentadores, desenvolvemos uma pesquisa de campo qualitativa, que foi realizada por meio de entrevistas abertas em formato de diálogo, ocorridas prioritariamente no formato on-line e gravadas para posterior transcrição. A pesquisa foi realizada com 11 participantes, adultos, moradores de cidades de pequeno porte do estado de Goiás e Mato Grosso do Sul. Os resultados apontam para a presença de diversas experiências sexuais vividas na infância – conversas, brincadeiras, carícias –, mas que ocorreram mais no âmbito da interação lúdica do que na esfera da genitalidade. Os participantes apontaram as práticas e as táticas utilizadas para dialogar com essa questão, bem como as parcerias e contextos de vivência da experiência. Não obstante, alguns participantes mencionaram situações em que viveram interações violentas, nesse caso, com parcerias intergeracionais, bem como narraram os efeitos traumáticos advindos dessas cenas.  Municiados com os dados em questão, concluímos que é necessário e urgente pautarmos o tema da sexualidade, de modo que as crianças possam ser amparadas no que diz respeito a descoberta da sexualidade, podendo dialogar e refletir acerca dessa dimensão, mas também serem protegidas das violações sexuais.

 

Palavras-chave: Sexualidade. Gênero. Infância. Violência Sexual. Direitos Sexuais.