Alba Cristhiane Santana da Mata (lattes)
alba_mata@ufg.br
Apresentação: Doutora em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade de Brasília (2010). Pós-Doutorado em Educação pela UNICAMP (2019). Possui graduação em Psicologia (1993) e mestrado em Psicologia do Desenvolvimento (2002), todos pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Especialista em Psicologia Escolar pelo Conselho Federal de Psicologia. Professora associada na Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Escolar e Educacional, atuando principalmente com os seguintes temas: formação de professores, educação superior, psicologia escolar, mediação pedagógica e afetividade.
Temas de pesquisa: Psicologia escolar, Formação de professores, Mediação pedagógica e afetividade.
Projeto de pesquisa: Significações sobre a Psicologia Escolar e Educacional: desafios e possibilidades em contextos educativos de Goiânia
Resumo:
Este projeto objetiva investigar os desafios e as possibilidades para o campo da Psicologia Escolar e Educacional na atualidade, em especial, no município de Goiânia. A fundamentação teórico-metodológica do estudo é a Psicologia histórico-cultural e a perspectiva crítica em Psicologia Escolar e Educacional, teorias de base materialista histórico-dialética, tendo como referência fundamental Lev Semionovich Vigotski. A investigação busca os múltiplos fatores que caracterizam a relação entre a Psicologia e a Educação, os quais favorecem ou dificultam a ação do(a) psicólogo(a) escolar e educacional, bem como as significações construídas por sujeitos envolvidos em situações de ensino-aprendizagem acerca da Psicologia na Educação. A Psicologia Escolar e Educacional é um campo de conhecimentos e de atuação profissional que tem como objeto as relações entre os processos psicológicos e os processos educacionais a partir da interface Psicologia e Educação. As discussões abrangem as questões sócio-políticas, culturais, econômicas e pedagógicas que orientam os contextos educativos na contemporaneidade e geram demandas diferenciadas aos profissionais da educação. Nesse cenário, a Psicologia Escolar e Educacional Crítica assume um compromisso ético-político com a construção de uma escola democrática e emancipatória que contribua com processos de desenvolvimento humano. A pesquisa visa contribuir com: (a) a compreensão acerca da Psicologia Escolar e Educacional, considerando as características contemporâneas do processo de ensino-aprendizagem e dos variados contextos educativos; (b) a caracterização de psicólogos(as) escolares em Goiânia e no estado de Goiás, abrangendo sua formação profissional, as concepções assumidas e as situações cotidianas de atuação profissional; (c) as significações produzidas sobre a Psicologia Escolar e Educacional de forma articulada com as características dos contextos educacionais; (d) as políticas públicas educacionais que interferem e se materializam nos contextos educativos e produzem desafios e possibiidades para a atuação do(a) psicólogo(a) escolar e educacional.