Educação Especial e Inclusiva e a Psicologia Histórico-Cultural
Disciplina: Educação Especial e Inclusiva e a Psicologia Histórico-Cultural
Tipo: Eletiva Carga horária: 120/ Créditos: 08
Ementa: Historicidade da Educação Especial e Inclusiva no Brasil. Aprendizagem e desenvolvimento do sujeito com deficiência. O problema do meio na pedologia. Mecanismos de Compensação da deficiência. O desenvolvimento das funções psicológicas superiores. Questões fundamentais da defectologia. A psicologia e a pedagogia do sujeito com deficiência.
Referências
Drago, R. (2018). Conversando com Vigotski: poesia, Bíblia e profecia. In R. Drago & M. P. M. Araújo (Org.), Educação Especial e Educação Inclusiva: teoria,
pesquisa e prática. (pp. 17–30). São Carlos: Pedro&João.
Drago, R.; Silveira, L. V. da. (2020). Vigotski: teoria e prática. Rio de Janeiro: Wak.
Gomes, C.; González Rey, F. L. (2008). Psicologia e inclusão: aspectos subjetivos de um aluno portador de deficiência mental. Rev. bras. educ. espec. 14(1), Marília Jan./Apr. http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S141365382008000100005&script=sci_arttext.
Martins, L. M. (2015). O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica.
Campinas: Autores Associados.
Martins, L. M.; Abrantes, A. A.; Facci, M. G. D. (2017). Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice. Campinas, SP: Autores Associados.
Molon, S. I. (2003). Subjetividade e constituição do sujeito em Vygotsky. Petrópolis, RJ: Vozes.
Nuernberg, A. H. (2008). Contribuições de Vigotski para a educação de pessoas com deficiência visual. Psicologia Em Estudo, 13(2), 307–316.
https://doi.org/10.1590/S1413-73722008000200013.
Oliveira, M. K. de (1997). Vygotsky: Aprendizado e desenvolvimento, um processo sócio histórico. São Paulo: Scipione.
https://lume.ufrgs.br/handle/10183/182421
Pino, A. (2000). O social e o cultural na obra de Vigotski. Educação e Sociedade, 21(71), 45-78.
Pino, A. (2005). As marcas do humano. São Paulo: Cortez Editora.
Rego, T. C. (2010). Vygotsky: Uma Perspectiva Histórico Cultural da Educação. Rio de janeiro: Vozes.
Vigotski, L. S. (1993). Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes.
Vigotski, L. S. (1997). Obras escogidas: fundamentos de defectología. (Vol. 5). Madrid: Visor Distribuiciones.
Vigotski, L. S. (2010). Psicologia pedagógica. São Paulo: Martins Fontes.
Vigotski, L. S. (2011). A defectologia e o estudo do desenvolvimento e da educação da criança anormal. Educação e Pesquisa, 37(4), 863–869.
https://doi.org/10.1590/S1517-97022011000400012
Vigotski, L. S. (2018). 7 aulas de L. S. Vigotski sobre os fundamentos da pedologia. Organização [e tradução] Zoia Prestes e Elisabeth Tunes. 1. Ed.- Rio de
Janeiro: E-Papers.
Vigotski, L. S. (2018). Acerca dos processos compensatórios no desenvolvimento da criança mentalmente atrasada. Educ. Pesqui., São Paulo, 44(1),
e44003001.
Vigotski, L. S. (2021). Problemas da defectologia. Tradução e revisão técnica: Zoia Prestes, Elizabeth Tunes. 1. ed. São Paulo: Expressão Popular.
Vigotskii, L. S. (1996). La imaginacion y el arte en la infancia. Madri: Akal.
Vigotskii, L. S.; Luria, A. R.; Leontiev, A. N. (2006). Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 10. ed. São Paulo: Ícone.
Vygotski, L. S., Luria, A. R. (1996). Estudos sobre a história do comportamento: o macaco, o primitivo e a criança. Porto Alegre: Artes Médicas.
Vygotsky, L. S. (2000). Manuscrito de 1929: psicologia concreta do homem. Educação e Sociedade, ano XXI, n. 71, jul.