Box - Processo seletivo

Processo seletivo para a 10a turma do Mestrado (2023)

Informações sobre o processo seletivo (2023)

Informamos que nosso edital para seleção da nova turma de Mestrado para 2023 está em processo de elaboração e será divulgado em breve. As inscrições, provavelmente, acontecerão durante o mês de janeiro/2023, e as etapas de avaliação durante os meses de fevereiro/2023 e março/2023.

Até lá, é importante que os/as candidatos/as já comecem a preparar a documentação necessária para efetivarem a inscrição quando o edital for publicado. Os principais documentos que serão exigidos pelo edital serão:

1) Pré-projeto de pesquisa inédito, original e autoral, e deverá conter:

1. Introdução e delimitação do tema
  2. Objetivos geral e específicos
  3. Relevância/Justificativa
  4. Referencial teórico sobre o fenômeno investigado
  5. Metodologia
  6. Referências bibliográficas

2) Lattes com documentos comprobatórios

3) Certificação de suficiência em lingua estrangeira, caso o/a candidato/a opte por não participar da etapa de exame de suficiência em lingua estrangeira. Os certificados que serão aceitos são:

1. para a língua inglesa, certificado do Test of English as Foreign Language (TOEFL) na modalidade Internet Based Test (IBT), com no mínimo 79 pontos, ou na modalidade Institutional Testing Program (ITP), com no mínimo 550 pontos; ou do International English Language Test (IELTS) com no mínimo 5.5 pontos em todas as bandas; ou diplomas do First Certificate in English (FCE), Cambridge English Advanced (CAE) ou Cambridge Proficiency English (CPE), de exames realizados após 01 de dezembro de 2015 (testes válidos, admitida a variação de pontuação mínima);
  2. para a língua francesa, certificado da Aliança Francesa; e
  3. para a língua espanhola, Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira (DELE) do Instituto Cervantes.

Serão aceitos também os certificados ou declarações de suficiência em língua estrangeira emitidos pelos cursos de pós-graduação stricto sensu devidamente recomendados pelos órgãos federais responsáveis pela política de pós-graduação no Brasil e pelo Centro de Avaliação de Suficiência em Língua Estrangeira (CASLE) da UFG.

Dúvidas e esclarecimentos: ppgpufg@gmail.com